
Marcelo Albuquerque Bomfim
Fernando de Noronha- PE
11984065799
Nascido e criado no Capão Redondo zona sul de São Paulo,
O primeiro contato com a fotografia foi em 2010, um skatista que, devido a uma lesão, não podia se divertir nas manobras e viu na fotografia a alternativa pra continuar nos rolês de skate.
Assim nasceu seu primeiro ensaio autoral #skaterapia.
Em 2012 se forma como Fotógrafo na Escola Panamericana de Arte e Design, onde teve seu primeiro ensaio autoral selecionado por Eder Chiodetto na exposição coletiva “Sonho, memória, alucinação.”
![blinkstudio].jpg](https://static.wixstatic.com/media/4c258b_3ec7af4df27042258428e6c5d534e7f5~mv2.jpg/v1/fill/w_670,h_447,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/blinkstudio%5D.jpg)
Trabalhou por 2 anos para seu ex professor
Elcio Ohnuma e a fotógrafa
Gisele Martino.
Nesse período foi assistente nas fotografias publicitárias para grandes marcas e fotografou still de produtos.
Iniciou em 2015 sua carreira solo fazendo um mochilão fotográfico, onde nasceu o ensaio “Terra em transe",
no mesmo ano foi convidado pelo Rodrigo Herzog para ser sócio na Conan House Films como diretor de fotografia criando conteúdo para políticos, empresas e artistas.


2017 lançou o Instagram @10milfotografias e conquistou relevância na hashtag #dapontepraca com paisagens de seu dia a dia no Capão Redondo
Participou da exposição coletiva Lambidas em 2018 na Matilha Cultural,

na mesma época fez uma exposição solo com o título #fotossíntese no Capão Nu ateliê e Residência com curadoria de Sylvia Werneck

Em Janeiro de 2019 foi entrevistado pelo Rodrigo Herzog para falar para os alunos da Escola Ozi de Audiovisual.
Sua trajetória no audiovisual, o uso de celular para produzir conteúdo profissional/artístico e dar dicas.
Contemplado pelo Edital Funarte – Artes Visuais, Periferias e Interiores.
Iniciou 2019 ministrando workshops de produção audiovisual com celular no coletivo Capão Nu - ateliê e residência artística localizado no bairro do Capão Redondo.
Foram apresentados conceitos de cinema, jornalismo e fotografia usando o celular como ferrramenta.

também foi entrevistado por Peu Pereira da A ponte audiovisual e conheci muita gente foda que trabalhou ou participou do documentário.

PANORAMA - Arte na Periferia II
Ainda em 2019 com Yasmin Pedrosa e Bianca Ursini inicia o @projeto.apr, uma série onde a Yasmin em 7 episódios, entrevista artistas independentes e conversa sobre seus processos criativos, financeiros, artísticos e profissionais.
Um dos episódios foi selecionado no Filmaê 2020

12 de outubro de 2019 chega em Maceió para fazer um curso de mergulhador profissional e antes mesmo de terminar o curso já tinha trabalho aguardando e começou em Fernando de Noronha em 9 de fevereiro de 2020 fotografando e filmando os mergulhos da Noronha Diver pela empresa Ciliares Foto e Vídeo.


Teve a sorte de ficar na ilha durante a pandemia, onde nasce o ensaio #massagensvisuais
Em Dezembro do mesmo ano vai para Serrambi - PE, trabalhar com fotos e vídeos submarino pela @primaquapro na operação da @abissalmergulhos.

Contemplada pela lei de incentivo Aldir Blanc.
A primeira temporada da série ”Arte - Política - Resistência” do coletivo @projeto.apr recebe verba para os cachês dos artistas entrevistados, equipe e finalizamos a edição dos 7 episódios.


Em Julho de 2021 volta para Noronha, prestar serviços de fotografias em um passeio de barco, participou da criação do plano de Marketing e social media da empresa.
A empresa não vingou e após 2 anos no nordeste, volta para São Paulo passar as festas de fim de ano.
Em 2022 começa o ano na equipe de comunicação da Secretária de habitação do Estado de São Paulo como fotógrafo, videomaker e editor de vídeo.


Em Abril volta para fotografia submarina em Paraty atendendo escolas de mergulho e turistas por 3 anos.
.png)
Inicia 2025 com Menção honrosa na categoria Esporte no concurso Brasília Photo Show e participa da exposição das vencedoras no Museu de Arte de Brasília

Começa em Julho de 2025 uma nova temporada em Fernando de Noronha mergulhando com a Maravista Mergulho.
Recebe um convite de Yara Augusto Coordenadora Geral de arte e cultura do CEFET-MG para uma exposição Individual - Profundezas Visuais.
Com fotografias subaquaticas de Paraty e Fernando de Noronha.


